segunda-feira, 9 de maio de 2011

POSTURA - Carta aberta do Presidente Carlos Fróes

Prezados e Prezadas,
Estamos em um país democrático e temos Leis que nos garantem a “Liberdade de Expressão”.
Porém, nunca devemos esquecer de que somos responsáveis por tudo que falamos e escrevemos. Principalmente quando deixamos transparecer que o que afirmamos é a pura e única verdade.
Muitos desavisados, por não conhecerem o histórico dos “patrocinadores” das notícias, inflamam-se e conseguem de forma indireta colocar em linhas conturbadas tudo aquilo que o “patrocinador” da oposição gostaria de escrever e não escreve porque sabe que poderá ser levado à justiça para retratação.
Declarações caluniosas, difamatórias e mentiras podem culminar em processos e estas pessoas podem ficar aptas, aos olhos da justiça, a doarem algumas cestas básicas, prestar serviços nas comunidades e vez por outra ter que gastar dinheiro com indenizações. Isto seria fruto da interpretação do Juiz que estaria analisando o processo.
Vocês já viram estas pessoas colocarem alguma coisa positiva em seus sites ou listas de relacionamento? Simplesmente não colocam. A CBTri pode fazer 100% que eles irão querer 100,01%. Imagine o que acontece quando não atingimos os 100%?
Ontem, um destes listeiros, que adora denegrir a imagem da CBTri, colocou em dúvidas os resultados de nossos atletas na WC de Monterrey (MEX). O nome dele é Pedrosa. Um sujeito extremamente arrogante, prepotente e revanchista. Sabe aquele cara que é o único íntegro da terra? Não comete erros, dono da verdade, odeia os que são contra seus pensamentos, sentimentos e colocações? Exato. É ele. Estas características afloram de forma contundente.
Ser assim não é crime e nunca será. É pessoal, ou seja: a personalidade dele tem indícios neste sentido.
Agora, escrever sobre a moral das pessoas de forma pejorativa é crime e pode levar o assunto à justiça por danos morais. Não iremos mais aceitar isto calados. Vamos esclarecer os fatos.
Como tenho o vício de guardar tudo que escrevem contra e a favor do triathlon, seus projetos e dirigentes, consegui ao longo dos anos ter uma biblioteca rica em e-mails, jornais e periódicos. Dentre estes arquivos também existem besteiras por nós escritas.
Muitos conhecem o triathlon nacional em suas entranhas. Nestes últimos 30 anos estas pessoas estiveram competindo, estudando, organizando, debatendo... Tudo desde o início.
Também tem os que não participaram de todo o processo, mas conhece alguns pontos de forma profunda. Particularmente tive a oportunidade de conhecer o triathlon em 1978, ou seja, há 33 anos quando ainda servia no Pelotão de Operações Especiais do Exército Brasileiro, na unidade aqui do Espírito Santo conhecido como 38º Batalhão de Infantaria.
Foi uma paixão a primeira vista. Também era surfista e, no ano seguinte, participando, como expectador de um Campeonato Brasileiro de Surf que estava sendo realizado em Setiba (ES), pude reparar que o Rico de Souza logo cedo ficava pedalando sua bike no asfalto de acesso a praia. No final da tarde corria no mesmo percurso. Tinham outros atletas fazendo o mesmo. Além do Rico, também me chamou atenção outro atleta do surf que se chamava Gil. Fazia o mesmo. Isto aconteceu no Verão de 1980 (se não falha minha memória). Tenho fotos guardadas.
 Posteriormente, no mesmo ano, feriado da Semana Santa, recepcionei o Gil em minha casa (banho). Com ele tinha um cara muito inquieto chamado Marco Ripper e ficaram na cidade por uns dez dias. Surfando e treinando para uma prova que aconteceria no Hawaii (todos sabem do que estou falando). Segui minha vida. Pedalando, correndo, nadando e sendo chamado de louco.
 Pouco depois conheci o José Renato, vice-presidente da CBTri. Na mesma batida. Assim, como diversos atletas capixabas, fomos treinados por Lauter Nogueira. Deste relacionamento saiu uma amizade forte que em qualquer circunstância temos a liberdade de falar o que achamos certo e errado. Sem melindre. Assim nos conhecemos e assim sempre seremos.
Entre eu, José Renato e Lauter as coisas acontecem olho no olho. Temos nossas diferenças, mas o respeito prevalece, mesmo que as palavras ditas possam doer. Tenho minhas fontes de renda que são minha empresa e o serviço público e o José Renato é portuário e trabalha para uma empreiteira da Cia. Vale do Rio Doce. Nós dois batemos cartão todos os dias. Nas horas vagas, dentro da CBTri, fazemos o que mais gostamos. Isto nos garante estabilidade.

Neste grupo de dinossauros conhecedores do triathlon, dentre tantos, podemos citar o Cid, José Werneck, Núbio, De Flório, Gayotto, prof. Morgado, Luiz Goebel, Naida Freitas, Fátima Figueiredo, Marcos Paulo Reis, João Calazans, Marco Ripper, Julio Alfaya, Landwehr, Armando Barcellos, Beto Dolabela, Alexandre Ribeiro, Garzon, Ornellas, Morais, Manssur, Márcia Ferreira, Rosana Merino, Leandro Macedo, Luciana Toscano, Sandra Soldan, Carla Moreno, Mariana Ohata, Cordeiro, Catinha, Casadio, Bruno Khouri, Manzan, Max, Fernanda Keller, Marcelo (treinador de Niterói), Alberto Klar, Carlos Fróes, José Renato, ZK, Miller...
Posso ter esquecido alguém, mas estes nomes citados sabem exatamente o que aconteceu e acontece em nossa modalidade.
Vimos uma entidade que ninguém conhecia ser dignificada pela luta de Calazans para colocar o triathlon em evidência. O Landwehr fazendo um magnífico trabalho junto a ITU para formatar os manuais de regras. O Werneck colocando seus dons jornalísticos em prol do triathlon. Os promotores como Cid, Núbio, Gayotto, De Flório buscando massificar o triathlon por meio de eventos. O Morgado, Cali, Neném, Alberto Klar, Lauter e Marcos Paulo criando metodologias de treinamento para a modalidade. Jovens atletas como Beto Dollabela, Roger de Morais, Ornellas, Armando Barcellos, Garzon, Leandro, Billy Brow. Casadio, Manssur, Cristina de Carvalho, Zezé, Rosana Merino, Adriana Piascek, Alexandre Riberio, Marcos Ripper, Cordeiro, Fernanda Keller, Leandro Macedo, Emerson Gomes, Catinha, dentre tantos... Buscavam uma luz ao sol representando empresas, muitas vezes, em troca de roupas e inscrições... 
Até 1998 a CBTri atendia pouco mais de cinco atletas. Leandro, Manzan, Márcia, Zezé, Aglaé e nem lembro mais quem. A partir de 2000 mudamos este quadro. Por meio de projetos pudemos estender os atendimentos a atletas como Bruno Khouri, Casadio, Virgílio, Sandra, Carla, Mariana, Ivan Razeira, Armando Barcelos, Paulo Miyashiro... (todos pelo projeto Equipe Olímpica Permanente). Ainda era uma ajuda deficitária. Mas saímos de um universo de cinco ou seis atletas e alcançamos o patamar de atendimento para 13 a 15 atletas. Hoje atendemos de forma direta mais de 30 atletas. Para 2011 conseguimos aprovar a inclusão de 14 atletas no Bolsa Atleta Federal. Nestes 11 anos proporcionamos a melhoria de conhecimento técnico para mais de 600 treinadores com cursos realizados dentro e fora do país. Estamos em harmonia com todos os organizadores de provas deste país, pois acreditamos que os mesmos são peças fundamentais para a massificação da modalidade. Sempre que existe um conflito entre federação e organizador de prova somos os primeiros a nos posicionar para que haja entendimento e ponderação das partes.
 Se pegarmos o site Mundotri, intitulado como o maior portal de triathlon do Brasil, a coisa desanda. O início deste site mais de 60% das notícias ali postadas era retirado do site da CBTri. Coisa normal. Afinal, divulgamos tudo relacionado ao triathlon em nosso site. Em dado momento o maior portal de triathlon do Brasil, sob a responsabilidade do Sr. Wagner Araújo, começou a pegar notícias oriundas de nosso site e fazer um jogo de palavras. Pegava partes dos textos de nossa autoria e, com criação irresponsável, começava a criar factóides sensacionalistas. Isto aconteceu diversas vezes. Tudo está devidamente autenticado no cartório através do serviço de registro notarial conforme o previsto na LEI Nº 8.935, DE 18 DE NOVEMBRO DE 1994.
Assim que percebemos qual era a linha editorial do referido site, paramos de enviar matérias para eles. Talvez por imaturidade o Wagner Araújo fez uma mudança de seu plano estratégico e virou suas metralhadoras para a entidade de forma irresponsável.
O bonde sem freio do Flamengo tem uma conotação de alegria. O bonde sem freio da Mundotri tem uma conotação de quanto mais notícias dúbias, e negativas, melhor. Melhor para quem? Não é difícil de entender. Peça para ele colocar os números de acesso. As pessoas querem ver fatos verídicos. Escutar o contraditório.
Quantas matérias fornecemos para eles. Puerto Vallarta de 2010 foi transmitido ao vivo pelo site mundotri . Estas informações eram dadas pelo nosso coordenador Marco La Porta e sequer divulgaram qual era a fonte de informações.
No final do ano, naquela etapa do Brasileiro de Longa Distância e também Panamericano,  realizado em Porto de Galinhas, postamos poucas horas após a prova uma matéria feita por um Jornal de Pernambuco e devidamente assinada, e no qual havia uma entrevista com Sandra Soldan. Por causa disso fomos achocalhados pelo site do Sr. Wagner Araújo e a empresa que nos presta serviço humilhada publicamente.
Hora, se soubéssemos que o que saiu na matéria era factóide e Sandra nunca havia dado tal entrevista, não repercutiríamos o fato em nosso site. Em momento algum a Sandra reclamou da entrevista (jornal).
Mas pudemos perceber por diversas vezes o Wagner Araújo plantando informações que não existiam pelo simples fato de querer complicar ainda mais a imagem de um evento e entidade. Mas o Sr. Wagner, que tem problemas ainda não identificados com a CBTri, fez a festa de sensacionalismo. Iniciou uma séria de entrevistas com diversos atletas e treinadores. Quando os entrevistados começaram a mostrar o outro lado da moeda o assunto foi descartado. Tentou me entrevistar e depois de pensar um pouco, achei melhor não. Por mais que tentasse falar que a laranja tem cor de laranja... Ele iria falar que a cor da laranja seria pêssego. E que a cor da uva seria abóbora... E assim por diante.
Vimos semana passada que a FTERJ contratou os serviços do Lauter Nogueira. Profissional que trabalhou conosco no período de 1999 a 2004. Uma pessoa inteligente, dinâmica, culto e que poderá ajudar bastante à FTERJ.
A CBTri tinha como técnico o Prof. Marcos Paulo Reis. O cara era detonado. O Presidente Frederico Wilche reclamava um monte, não só dele como do Núbio, Célio e Gayotto. Depois veio o Lauter como Coordenador Técnico. O presidente da Federação do Rio de Janeiro falava muitas coisas e o tal tririo@yahoo.com administrado por ele, era um carnaval de críticas. Daí veio o Gledison... Mais um monte de crítica. Sérgio Amauri, idem... Só pancada. Quando convidei o La Porta para assumir o cargo falei sobre o que esperar e ele falou que estava tudo bem. Quem passa pela AMAM supera tudo.
Fico feliz por Júlio Alfaya reconhecer, mesmo que tardio, as qualidades do Lauter. Como também fico feliz em perceber que o Lauter está mais calmo e consegue administrar o estresse que isto irá provocar. Nada como cinco filhos para o relacionamento ficar mais leve.
Vejam o Frederico. Hoje tem uma parceria com o Núbio e o Célio é seu Vice Presidente. Rapazes, tudo é possível. Basta querer.
Vocês sabiam que os sites www.triathlon.com.br e o www.triathlon.org.br são administrados pelo Júlio Alfaya. Isto mesmo. Ele registrou os dois. Como fez com o nome CBTri nos sites de relacionamentos. Onde está a moral, a ética? Ele vai alegar que qualquer pessoa poderia ter feito isto. Ok, porque então não fez o    www.futebol.org.br? Tem gente que aposta na inocência das pessoas.
Todos os presidentes receberam os balancetes da CBTri a cada final do trimestre. O balancete do último trimestre de 2010 foi entregue no dia 14 de fevereiro de 2011, ou seja, mais de sessenta dias antes da Assembléia. Os outros trimestres estavam em poder dele a mais de 120 dias. Porque mentiram falando que receberam os balancetes no dia da prestação de contas? É porque faltou ação por parte dele e dos que acompanharam este engodo que quiseram plantar. Onde estão os contadores das federações para conferir esta documentação e dar respaldo para questionamentos e ou aprovação?
Alguém já viu casamento de anão? Enterro de anão? Cabeça de bacalhau?
Viu!
Parabéns!
Você provavelmente deve ter visto uma Assembléia realizada por estes caras (Júlio - RJ, Frederico - SP, Higino - AL, Leonardo - GO e Emerson – RN). Devem ter visto a prestação de contas destes caras. Devem ter acessado os documentos contábeis destes caras. Alguém sabe qual o orçamento anual destas federações? Como ele será gasto? Alguém sabe quais são os clubes com direito a votos nas Federações Estaduais? Alguém sabe quem são seus representantes? Quantos clubes tem direito a voto? Alguém sabe quantos anos eles estão à frente da federação?
Na CBTri estamos à frente deste 1999. Muito tempo. Se aparecer alguém que viu estes feitos, nos informe para divulgação. No ano passado me convidei. Este ano fiz o mesmo. Já estive em Assembléia da Federação Capixaba de Triathlon, Federação de Triathlon do Estado de Santa Catarina, Federação Baiana de Triathlon, Federação de Triathlon do Estado do Ceará, Federação Brasiliense de Triathlon, Federação Paraense de Triathlon e, a quatro anos, no intuito de garantir a ordem e o bom andamento de uma Assembléia, a pedido do Sr. Frederico Wilche, o Dr. Luciano Hostins, nosso advogado, esteve em São Paulo para garantir o bom andamento das eleições daquela filiada. Nosso Jurídico conseguiu transformar dois votos da oposição contra um da situação em votos compartilhados. Mas isto é outra história.
Para vocês mensurarem o tamanho da hipocrisia do presidente Júlio Alfaya, fizemos uma apresentação em power point com todas as despesas com passagens, hospedagens, ajuda de custo, participação em cursos. Training camp e competições no ano de 2010.
São as nossas principais despesas. O Sr. Júlio Alfaya, após apresentação, solicitou-me cópia do material para arquivo. Prontamente foi atendido. De imediato começou a enviar para o site do mundotri os valores gastos com os dirigentes e colaboradores da CBTri. Nenhum valor referente aos gastos com os atletas foi colocado. Mas não poderíamos esperar nada diferente.
Foi desmascarado por mim na frente de todos e, com o rosto muito vermelho, pediu desculpas. Quem pede desculpas assume que está fazendo ou fez algo de errado. Certo?
Hoje a presidência da CBTri está buscando para si a responsabilidade de responder a todas estas questões. Entrará em listas (se deixarem). Alimentaremos o facebook da entidade. O Twitter. Mas tudo em seu tempo. Nada de pressa.
Então prezados leitores. Iremos preservar o nosso site destas sandices. Porém, em nosso facebook, twitter e listas de opositores... A resposta virá ao seu tempo.

Cordiais Saudações.
 Carlos Alberto Machado Fróes